O Núcleo de pesquisa NARUA foi criado em 2010, agregando professores e estudantes de Antropologia, Sociologia, Cinema e Video, que desenvolvem pesquisas etnográficas, estudo de narrativas orais, escritas, sonoras e visuais, articulando o campo das sociabilidades urbanas aos modos de significação.

Com foco na tradição de estudos da antropologia urbana e da análise simbólica e ritual, seus integrantes compartilham o interesse pelos estudos da organização social do meio urbano, dos circuitos rituais, artísticos e festivos, estudos da vida social dos objetos e dos processos de patrimonialização, níveis de cultura, carreiras e trajetórias, mediação sociocultural, papéis sociais e os arranjos sócio-culturais entre diferentes domínios e planos da realidade.

O Núcleo organiza encontros regulares periódicos com professores e alunos e os Seminários NARUA.